top of page
Foto do escritorAna Carolina Dias

Gestão de crise para políticos Como construir uma comunicação que suporta as turbulências

Nos dias de campanha, uma equipe de comunicação é essencial e muitos políticos já estão conscientes disso. Redes sociais em alta, engajamento com o público e a presença na mídia transformam candidatos em nomes reconhecidos. No entanto, uma vez eleitos, muitos políticos abandonam essa comunicação estratégica e constante, só lembrando dela quando uma crise bate à porta.


Não entendam esse texto como pessimista, mas é que uma crise política (para quem já cobriu centenas de pautas como jornalista) é quase uma certeza. E a diferença entre um político que consegue se comunicar bem em momentos críticos e outro que se perde no meio da tempestade está justamente na constância e no relacionamento construído ao longo do tempo.


Imagem: Fonte - Blog CoBlue.


Como produtora na Globo Piauí, vi de perto como a comunicação constante faz diferença. Políticos com assessorias ativas, que mantinham contato com a imprensa, enviando pautas semanais e atualizando constantemente suas agendas, estavam sempre presentes em nossas reuniões de pauta. Era um exercício de “água mole em pedra dura”: as assessorias insistiam, e, em muitos casos, conseguiram que suas pautas ganhassem destaque. Por outro lado, os políticos que não mantinham esse relacionamento simplesmente sumiram. Não havia “gancho” para a imprensa, nada que mantivesse esses nomes relevantes. E, quando esses políticos caíam em crise, faltava o mínimo de contato para se defenderem ou explicarem suas posições.


Crises políticas não são um momento para improvisar; elas demandam preparação e, sobretudo, uma comunicação ativa. Abaixo, compartilho cinco dicas que, a partir da minha experiência, garantem uma gestão de crise mais eficiente e uma comunicação pública que se sustente ao longo do mandato:


Construa relacionamentos com a imprensa

A mídia é essencial em tempos de crise, e esse relacionamento precisa ser cultivado constantemente. Enviar pautas periódicas, compartilhar novidades e manter os jornalistas informados sobre o trabalho é fundamental para garantir que você seja visto e ouvido, não apenas em momentos críticos.


Invista em transparência com o público

A confiança da comunidade é seu maior capital. Use as redes sociais para comunicar decisões, explicar posicionamentos e responder diretamente ao público. A transparência gera confiança e pode ser um ponto positivo durante uma crise.


Prepare-se com antecedência

Tenha uma estratégia de comunicação de crise delineada antes que qualquer problema ocorra. Identifique possíveis vulnerabilidades, estabeleça um porta-voz treinado e desenvolva uma linha de comunicação direta e rápida para lidar com a crise sem se perder.


Seja constante e presente nas redes sociais

Um perfil ativo e constante nas redes sociais facilita muito a comunicação em uma crise. Ao criar uma comunidade que acompanha suas ações, você tem um público com o qual pode dialogar em momentos de dificuldade e, assim, alcançar um entendimento direto com ele.


Capacite sua equipe de comunicação

A assessoria de comunicação deve ser composta por profissionais preparados e bem integrados ao trabalho do mandato. Invista em treinamento para que possam gerenciar crises, e valorize a equipe para que haja continuidade e alinhamento nos valores e propósitos da comunicação.

Em política, como em comunicação, a constância é a chave. É isso que torna um mandato forte e resiliente, independente das tempestades.


3 visualizações0 comentário

留言


bottom of page